RSS
Facebook
Twitter

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Olá,

Para quem não viu ainda as imagens da pagina do Bardo (Clique para ampliar).



Me recordo de uma das classes mais desejadas no AD&D, o bardo. Seu requerimentos eram tão altos e tão complexos, e além de ser um excelente conjurador, ainda era hábil como o ladino. Se tivesse usando as regras de proficiências se tornava mais forte ainda, deixando menos espaços para as outras classes.

Este foi o Bardo que mais gostei. Um personagens que inspira, ajuda e retribui poderes a seus companheiros. Quando veio a terceira edição, o bardo foi tão reduzido a sua era de ouro que em minhas mesas de jogo era comum os jogadores contarem a dificuldade de um encontro ignorando o bardo.

E agora na quinta edição?
Retornando a um conjurador pleno (conjurando até o 9º circulo de magias), sendo capaz de armaduras Leves e armas Simples (e algumas armas padrões para uma classe batedora secundária), este parece retornar ao seu tempo de glória.

No playtest essa classe já tinha seu glamour e sua força restaurada, e após muitos comentários tendenciosos da minha parte, meus jogadores aceitaram o desafio e fizeram um bardo para teste. É inevitável perceber que esta classe é um suporte excelente, e a adição dela em qualquer grupo, não apenas reforça o grupo, mas faz qualquer outro personagem se sentir equivalente a 50% mais forte.

Além disso, suas magias são outro ponto muito interessante, não somente são uma característica fundamental como conjurador, equivalente a um mago ou feiticeiro do ponto de vista de numero de conjurações e CDs. Sua lista de magia mesmo que reduzida ainda o deixa como um personagem para ser lembrado em todos os combates.

Se isso não for o bastante, um personagens como este utilizando de destreza como atributo secundário consegue manter uma Classe de Armadura média e um acerto mediano, ressalto que isso agora representa muito mais, já que CA e Acerto são números muito menores nessa edição.

Algumas características que gostaria de ressaltar aqui;
Inspiração do Bardo (Bardid Inspiration), Canção do Descanso (Song of Rest); ambas são habilidades que no meu ponto de vista fornecem dados extras para testes, resistências e ataques, e para recuperar pontos de vida extra durante Descansos Curtos.

Especialização (Expertise), que possui o mesmo nome da habilidade de ladino, sendo ganha duas vezes, o que me deixa com a impressão que o bardo irá possuir ao total 4 perícias ou ferramentas que podem ser especializadas (adicionando duas vezes o bônus de proficiência).

E para finalizar, Faz Tudo (Jack of All Trades), que provavelmente será semelhante a habilidade do playtest de transformar testes com resultado 9 ou menos em ao menos um 10. Entretanto acredito que isso irá se limitar a algumas habilidades.

Ao final temos um retorno triunfante das cinzas, e provavelmente uma das que mais verei jogadores tendo a oportunidade de jogar e viver ótimas histórias com elas.

0 comentários: