RSS
Facebook
Twitter

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Antecedentes

Quando olhei os históricos pela primeira vez eu pensei "Acho que tem pouco histórico para muitos tipos de personagem". Entretanto depois de ler e reler cheguei a conclusão que está de acordo. E porque?

Bem os históricos são bases para o mais genérico possível dos cenários de D&D, e não de um guia de específicos. Eu tenho certeza que em Forgotten Realms teremos históricos vinculando os personagens a guildas específicas, teremos em Eberron históricos de caçadores de Xen'dri, e em Dragonlance teremos os Cavaleiros Solamnic como histórico também.

Tudo isso é algo específico do cenário, mas os pontos abertos, os grande antecedentes coringas estão todos aqui listados;

Acólito (Acolyte)
Este é o exemplo mais prático de qualquer ordem com fundo religioso. Desde ordens boas a malignas sempre irão possuir os acólitos. Este é o ponto genérico para qualquer religião.

Charlatão (Charlatan)
Este é o personagem que gosta de passar a perna nos outros. Sua habilidade de fazer copias de documentos é perfeita para muitos personagens ladinos que vivem entre a cidade.

Criminoso (Criminal)
Dispensa comentários. Exceto que existe uma variante que permite ao jogador ser um espião.

Animador (Entertainer)
Este é o histórico de bardos. Mas podemos ampliar um pouco mais, talvez um contatos de histórias, talvez um trovador, ou mesmo um personagem que conta as memórias do paladino do grupo. Tudo isso é esse histórico.

Herói do Povo (Folk Hero)
Nascido de uma batalha contra um tirano, sobrevivente de um confronto com uma besta enorme e feroz ou abençoado por uma entidade sobrenatural. Não importa como, o personagem era um plebeu e de um momento para outro se tornou um herói, vai dizer que não conhece uma dezena de personagens assim?


Artesão de Guilda (Guild Artesan)
Não preciso dizer que fazer parte de uma guilda é quase metade de muitas literaturas que tenho acompanhado. Então este é um histórico que por sí já mostra muita coisa. Se o narrador colocar em um cenário específico isso pode representar ainda mais, quem sabe até mesmo uma facção do personagem.

Eremita (Hermit)
Viveu isolado e diante de uma revelação precisa fazer algo para ajudar o mundo. Novamente muito genérico e muito eficiente. Quantos personagens vieram das terras geladas do norte para ajudar o povo no quente sul? Quantos anões saíram de suas montanhas para salvar as planícies?

Nobre (Noble)
Basicamente você nasceu no berço de ouro. Foi devidamente educado e tratado. Quando atingiu a idade adulta decidiu sair em busca de mais aventuras, ou mesmo sentiu-se na necessidade de ajudar o povo de seu reino.

Forasteiro (Outlander)
Viveu em vários lugares, ou o caçador que vive junto aos nômades, até mesmo o velho andarilho que costumava caçar pequenos animais, seja como for, você não pertence a sociedade, não frequenta com facilidade as cidades, viveu a margem dos reinos e feudos.

Marinheiro (Sailor)
A vida no mar não é fácil. Mas podemos imaginar dezenas de personagens que vieram do outro lado do oceano, ou que no ponto de vista do personagem "Foram para o outro mundo".

Sábio (Sage)
Estudante dos velhos pergaminhos. Bibliotecário dos antigos tomos da universidade. Ou mesmo o estudioso que viveu metade de sua vida preso em uma torre. Muitos personagens podem ter isso e serem completamente diferentes.

Soldado (Soldier)
Treinado em rispido regine de armas e escudos ou por ter sido deixado para ser criado no forte nas terras de fronteira com o velho mundo o personagem faz parte de uma ordem militar. Em cenários específicos posso ver isso sendo usado para vários e vários tipos grupos militares.

Orfão (Urchin)
Nasceu e cresceu por conta própria. Seja por um orfanato. Seja por um indivíduo. Seja por sí mesmo.

3 comentários: