RSS
Facebook
Twitter

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Meu Manual dos Monstros Chegou!

Enfim ele chegou a algumas horas, mas finalmente já posso dar uma falada a respeito. Este é um dos três livros básicos de D&D, junto com o Livro do Jogador (LdJ), e o Guia do Mestre (GdM), posso estar enganado, mas acho que esta é a primeira vez que o Manual dos Monstros (MM) é lançado antes do Guia do Mestre.

Mas claro, se você não for o narrador, talvez esse seja um livro que em alguns aspectos pode nunca ser do interesse de nenhum jogador, o Guia do Mestre ainda possui itens mágicos, regras para criação e modificação do jogo, agora o Manual dos Monstros, mesmo se for um invocador, ainda existem os monstros no final do LdJ, então talvez não seja nem necessário.

Este é um livro para os Narradores, aqueles que precisam calcular o XP de cada combate, comparar e verificar se um desafio pode ser além dos jogadores ou não, ou então, apenas um monte de blocos e historinhas envolventes que unidas com alguns bons vínculos, marcam uma aventura para sempre.

Bem, a primeira parte do livro é simplesmente a explicação dos tipos de criaturas, como elas funcionam, como se deve ler os monstros, e acima de tudo algumas explicações mais elaboradas de regras pouco usadas (regras de Covil, ações Lendárias, entre outras coisas menores).

Todos os monstros estão em ordem alfabética, mostrando ali seu brilho e revelando ilustrações e mais ilustrações de cada criatura, uma mais bela que a outra. Esse é o ponto que acertaram em cheio, o livro do jogador tem umas pequenas ilustrações fora de contexto, aqui eles colocaram tudo em um único lugar só. Perfeito.

Cada monstro possui seu bloco de estatísticas como esperado, e sua própria arte, alguns mais de uma arte, outros muito mais artes - e sobre as artes, são lindas, já falei isso né? - Todas as informações de fluff estão ali também, como cada bloco de estatística é mais simplificado, cada histórico se torna mais interessante.

Reparem que alguns monstros tem seus blocos com informações que são diretamente relacionadas aos monstros, um bom exemplo é o Nothic que rouba memórias, ou então os Dragões Feéricos que ao envelhecerem mudam de cor. Tudo isso que tanto serve de histórico quando jogo estão presentes.

Ainda na descrição dos monstros, mesmo os grupos, como gigantes ou demônios ou diabos, possuem uma grande descrição inicial, e depois, uma descrição individual de cada monstro. Até mesmo os modrons possuem suas próprias descrições.

Isso unido as ilustrações, junto a grande quantidade de informações extra (post-it em quase todas as paginas) fazem deste livro enorme, originalmente era para ter um total de 320 páginas, mas ele tem 352, sim 30 paginas a mais. O que pode ser o motivo do valor elevado do livro. Mas isso é apenas para conter todos os monstros, outras criaturas, animais genéricos, e até mesmo npcs prontos, como assassinos, nobres, guerreiros, bandidos, cultistas, tudo que é criatura genérica para ser usada em uma aventura.

Posso estar enganado, mas eu acredito que são ao total umas 320 criaturas somente na páginas do livro, além de pelo menos uns 90 animais, bestas e animais gigantes, e um total de 21 NPCs, desde o mais básico plebeu, até o arquimago.

Algo que pode ser visto nitidamente, é que o livro é focado em criaturas pequenas, ou desafios pequenos, deixando os grandes desafios para serem lançados no futuro, ou talvez não. Isso se dá pelo fato de que a ideia de usar e reutilizar as criaturas em maiores quantidades é uma identidade do jogo.

Então aqui fica um gráfico mostrando as monstros e suas quantidades:

Clique para Ampliar

Como podem ver, exatamente no Desafio de nível 5, tudo somente reduz, e vai reduzindo até deixar de existir. A grande maioria dos encontros ficam marcados entre o nível 2, 5 e 3; estes sendo a maior parte do livro. Isso deixa a possibilidade de fazer encontros usando múltiplas criaturas mais evidente.

Mas nem tudo é maravilhas, existe um grande erro, muito grande erro. Não existe uma lista de monstros por Desafio. Isso mesmo, não tem lista de monstros por CR, apenas uma lista alfabética. Sei que o livro já tem 352 páginas, mas apenas um ajuste seria necessário para fazer essa listagem, ou então colocar isso no inicio do livro, junto ao sumário.

Sei que já está rolando um PDF com isso, e uma planilha do Excel também, e assim por diante. Mas não custava ter deixado isso junto? Sei que eu gosto de fazer minhas listas e criar minhas pequenas coisas, e logo eu mesmo terei minha lista de criaturas, ou até mesmo colocar isso junto ao calculador de XP. Ainda não sei o que fazer, mas algo eu irei.

Até lá, eu irei fazer uma pequena listagem de monstros e minha critica a sua atual versão nessa quinta edição. Provavelmente irei deixar essa listagem para um dia na semana, ou se conseguir ajeitar meus horários de trabalho, fazer isso durante toda a semana.

0 comentários: