RSS
Facebook
Twitter

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quando devemos rolar os dados?
Os jogadores devem rolar dados?
O mestre deve ter todas as rolagens de dados?

Eu sempre rolo os dados abertos na frente dos jogadores, e espero que os jogadores também rolem seus dados abertos, e sempre estejam vendo os resultados, isso porque eu sempre deixo claro que espero dos jogadores a interpretação. Quando um jogador tem um resultado ruim, ele já sabe que não terá sucesso em um teste. Mas até onde deixar o jogador sabendo?

Em jogadas de ataque onde o valor da CA não é aberto, os jogadores sabem que estão acertanto ou não pelo quanto conseguem no acerto. Mas agora quando a Dificuldade de um teste não é aberta e o jogador tenta blefar, ele deve ou não rolar o dado?

Deve, por mais que existam pessoas que achem isso um absurdo, eu acredito que o jogador deve saber o resultado. O mesmo se aplica a observação, o jogador deve saber o resultado, ele ao tentar uma observação ele rola aberto na mesa e tanta.



Claro que nesses casos eu entendo que os jogadores devem se portar dessa forma e confiar no teste (mesmo que ruim) de seu companheiro e aliado. Situações como
Jogador 1 - Vou tentar ver se tem alguém se escondendo. [Rola 3 no dado]
Jogador 2 - Deixa eu tentar também...

Rolar os dados escondidos deixa o suspense mais alto, e a tensão nos jogadores maior, e evita este problema, mas remove do jogador uma angustia saber o resultado, e dá ao jogador o prazer de realizar um teste e jogar uns dados.

Uma das minhas primeira mesas de jogo que joguei quando era muito novo, o mestre fazia quase todas as rolagens em segredo, nossas rolagens eram apenas ataque e dano. Todas as outras eram jogadas escondidas que o narrador fazia.

Pensando nesta ideia chego a duas conclusões;
Primeira, em mesas de D&D onde o suspense não é uma parte fundamental de jogo é fácil deixar a brincadeira toda aberta, sendo o mais claro possível.
Segunda, em mesas de suspensa (como Ravenloft) é importante deixar o clima tenso, e não dar a resposta direta ao jogador é um dos caminhos para manter o ritmo da aventura forte e tenso.

Um comentário:

  1. Eu costumo realizar grande parte das jogadas de forma aberta, principalmente em combates. Se o jogador der azar e algo ruim acontecer, normal, faz parte do jogo. Só uso jogadas em segredo quando há necessidade de suspense. Tem dado certo por enquanto. :)

    ResponderExcluir