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sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Um erro comum e frequente que acontece em várias mesas é assumir que a rodada surpresa não existe iniciativa, quando na verdade existe.

Deixa eu explicar como funciona um combate. Ao primeiro momento em que um grupo decide que irá realizar ações de combate (sacar armas, conjurar magias, preparar golpes) é feita a iniciativa. Mesmo se o grupo está furtivamente pegando uma trupe de orcs pelas costas, é rolada a iniciativa.

A iniciativa é um teste simples de Destreza. O valor é anotado para marcar a ordem de ações durante o turno. Lembrando que o teste de iniciativa é um Teste de Habilidade, em suma qualquer efeito que dê bônus a esse teste também fornece bônus para a iniciativa.

Uma vez que tenha toda a lista de iniciativa então é determinado quem está surpreso. Se você está surpreso você simplesmente não irá agir, não recebe nenhuma ação, tão pouco reação. Assim que a rodada encerrar e uma nova rodada começar, todos recebem suas ações e reações para poder fazer tudo o que for necessário.



Isso quer dizer que se você foi pego de surpresa e decide adiciona +1d4 na sua CA usando a reação, você não pode. Se queres usar alguma magia para teleportar e foi pego surpreso, você não pode. Claro que tudo isso é aberto a interpretação, mas como descritas nas regras, você não tem direito a realizar estes atos.

Outro fator interessante é que somente temos uma surpresa. Mesmo que outros monstros entrem em combate em turnos seguintes não existe mais surpresa. Esse turno de surpresa representa ter sido pego despreparado, de guarda-baixa, e sem estar esperando por combate. Agora no fervor do combate se aparecer mais monstros, então é apenas mais carne para ser fatiada.

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