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sexta-feira, 6 de maio de 2016

Olá,

Sabe aquele momento em que os jogadores são o alvo das magias? Mas de forma indireta.

Em minhas mesas é bem comum acontecer algo como por exemplo: "Os jogadores irritarem alguém importante que conhece alguém que tem o contato com um mago de nível 5 que pode fazer algumas coisas interessantes..."

Dentro dessa premissa, será que os jogadores podem ser rastreados? No mundo de D&D a magia é conhecida e sim, usada.

Nível baixo.

Entre os nível 1 e 4 a coisa é simples, guildas de ladrões, aquele conjurador de nível baixo, e até mesmo o xamã goblin. Nesses níveis a magia Localizar Objetos (Locate Object) é o ponto mais importante, se usada umas 3 vezes ao longo do dia se pode fazer uma boa varredura, mesmo com alcance de 300 metros.

Claro que irá ser um processo de eliminação, ou mesmo apenas colocar a guilda local de magos para fazer essa magia nas passagem de entrada e saída da cidade. Mas é o bastante para algo pequeno e mundando.

Nível aventureiro.

Agora nos níveis 5 a 10 a coisa muda, temos acesso a várias magias de terceiro e quarto circulo que são beeeeeeeem interessante. Nobres podem ter acesso, líderes de guilda com certeza tem.

Nível 3
Clarividência (Clairvoyance): Se dá para olhar sala a sala com isto, é útil para fazer vigilancia em algum suspeito, mas pouco útil para o resto.
Mensagem (Sending): Então, o que isso tem a ver com encontrar um personagem? Nada, mas é bom para organizar as patrulhas e fazer as coisas andarem sem precisar de cavalos e mensageiros.

Nível 4
Adivinhação (Divination): Então, perguntar algo que possivelmente irá acontecer em até 7 dias afrente pode ser difícil, mas se você já está procurando alguém, isso pode ser usado para saber onde os personagens irão estar antes de estarem lá.
Localizar Criatura (Locate Creature): Sofre dos mesmo problemas de localizar objeto, mas se você tem o suspeito, pode ficar procurando ele nas passagens de uma cidade.

Nível 5
Comunhão (Commune): Agora a coisa fica séria. Três perguntas de respostas sim ou não podem ser crueis. E vamos ser sincero, quem já brincou com aquele joguinho de internet de "20 perguntas" sabe que com poucas perguntas se descobre qualquer coisa.
Contacter outro Plano(Contact other plane): Comunhão, mas com 5 perguntas. O problema é que pode causar a morte do conjurador. Então é melhor não usar muito, mas se os jogadores deixaram alguém verdadeiramente puto...
Observação (Scrying): Agora a coisa fica complicada. Quando um personagem é afetado pela magia ele realiza uma jogada de proteção, claro que pode passar, mas ela pode ser feita todo dia! E claro, assim que os jogadores falharem, o observador pode ver por 10 minutos. Uma vez que tenha os detalhes da redondeza do jogador é só uma questão de encontrar o local e começar a fazer o pente fino com localizar criatura.

Como dá para sentir, incomodar alguém que tenha acesso a alguns dessa magias pode causar bons problemas. E imagine ainda mais, a magia sonhos (dream) pode fazer os inferno dos jogadores causando pesadelos, dano psíquico e todo o resto.

Nível alto.

Incomodar um rei? um vilão? até mesmo alguma organização maior, pode ser perigoso.

Conjurar Elementais (Conjure elemental): Com o 6 nível de magia a coisa ganha invocar elementais, e nessa se consegue o Caçador Invisível (Invisible Stalker), e mandar um desses atrás de um jogador pode causar uma boa dor de cabeça. Imagine três desses? Cinco? Claro que tudo isso envolve custos dos magos.
Teleporte (Teleport): Encontrou o local onde a pessoa está com Observação? Teleporte para lá. Simples assim. Claro que isso é uma magia de 7 nível, mas existe essa possibilidade.

Nível épico

Nesse ponto temos apenas Portal (Gate) e Trocar de Plano (Plane Shift) de nível 9 e 7 respectivamente. Que basicamente, combinado com as magias dos dois níveis acima é: procurar, encontrar e destruir. Claro que custa caro, mas se os jogadores incomodaram alguém que tem acesso a nível épico, bem... 

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