RSS
Facebook
Twitter

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Monstro Instantâneo

Olá,

De tempo em tempo eu me vejo com esse problema, um inimigo que preciso não está no livro dos monstros, e como fazer ele ficar dentro dos limites para os jogadores?

Teoricamente, qualquer coisa pode ser usada como desafio, se para o narrador, o inimigo tiver 800 pontos de vida, CA 41 e causar 21d6 de dano quatro vezes por turno, for o certo, que seja. Agora, que nível de desafio isso corresponde?

E o melhor, como fazer algo rápido para ser um desafio aos jogadores na hora, como diria em inglês on the fly?

Isso é parecido com isso?

Digamos que o desafio pede um gato do mato, uma criatura que não existe no livro dos monstros, mas é uma criatura que se precisa para o jogo dar continuidade. Nesse caso existe algo parecido? O leão é o desafio mais perto? Uma pantera deslocadora? Gorgon? Tudo entra na lista para se adaptar.

Caso contrário...

A dificuldade 10+

Então, a quinta edição é linda nesse ponto, tudo pode flutuar dentro de 10 a 20, se uma dificuldade é menor do que 10, ignore o teste e siga em diante, não é necessário. Mas quando a coisa fica acima de 10, é porque é um obstaculo.

Então, se um inimigo é moleza, uma 11 é tranquilo, se a coisa é mais tensa, 16 já é algo interessante, agora se a coisa é colocar algo como uma barreira entre os jogadores, 19 e 20 é o ponto exato.

Sabendo dessa matemática básica, já temos duas coisas interessantes tirando disso, CA e Jogadas de Proteção das habilidades da criatura.

Ataques, não perca tempo pensando em calcular o bônus de força, a proficiência da criatura, os itens mágicos, habilidades, talentos.... Apenas pense, entre +3 e +12, o quanto seria adequado? +5 é um bom valor para ataques? Isso pode causar uma boa brincadeira entre os jogadores?

Os danos dos ataques podem ser algo a pensa pouco a mais. Mas tenha em mente que nenhum monstro pode causar mais dados de dano que seu nível em uma rodada. Ou seja um monstro de nível 4 não deve causar mais do que 4 dados de dano em uma unica rodada. Mas dois ataques de 2 dados é ok.

O tipo do dado é a critério do narrador, se for um dano pequeno, coloque d4, uma coisa aberrante d12; assim por diante.

Agora nos Pontos de vida, a coisa muda, aqui se precisa pensar em outras coisas, mas como base tenha em mente, o nível médio do grupo, e multiplique por 20. Isso geralmente dá certo. Se o inimigo tem resistência ou imunidade a dano, multiplique por 10, mas mesmo os que tem resistência e imunidades multiplicar por 20 já resolve e bem resolvido.

Queres um recap?
CA: 10 até 20
HP: 20 por nível do grupo
Ataques: +3 até +12
Danos: nível do grupo em dados
Jogadas de Proteção: 10 até 20.

Junte isso daqui, isso dali, e aquilo lá...

Que tal um goblin que tenha 60 de vida para um grupo de nível 3? E porque ele não pode ter baforada como um dragão? Ele poderia voar?

Junte as coisas, monte, crie, re-molde, junte de novo e misture. Essa é a essência, não se pode ficar preso a um livrinho, como narrador é sua função criar o mundo de aventuras que os jogadores terão, e este é o ponto principal.

Os inimigos do Manual dos Monstros são uma ferramenta, e nem sempre precisam estar escritos em pedra, se na ficha do monstro diz que ele carrega um arco, ele poderia usar uma azagaia? uma lança? uma besta? Faça! Torne cada monstro levemente um pouco mais de sua narração, do seu estilo.

0 comentários: