RSS
Facebook
Twitter

quarta-feira, 25 de junho de 2014

E a promessa das classes?

Quando anunciado, muitas promessas foram feitas, algumas cumpridas, outras nem tanto, algumas já tinham sido ditas que eram verdade e outras ficaram no esquecimento.

Uma das promessas era que o Livro do Jogador iria conter todas, isso mesmo todas as classes de todos os Livros dos Jogadores das edições antigas. Então se uma classe estava no livro do jogador (o primeiro apenas) de uma edição antiga, ele também estaria presente aqui na quinta edição.

Deixa eu tentar me lembrar de tudo.

Dungeons And Dragons (Original, 1974), era Homem Lutador (Fighting Man), Clérigo (Cleric) e Usuário de Magia (Magic User) eu não lembro de ter lido no original de 1974 o Ladino (Thief), mas podemos assumir que é uma falha de minha memória.

Advanced Dungeon And Dragon (1977), esse é um que lembro pouco, até porque só li uma vez e tive que procurar ler novamente para escrever aqui, então vamos lá Bardo (Bard), Clérigo (Cleric), Monge (Monk), Ladrão (Thief), Lutador (Fighter), Usuário de Magia (Magic User). Além disso temos as sub-classes que eram Druida (Druid) para clérigo, Assassino (Assassin) para ladrão, Paladino (Paladin) e Patrulheiro (Ranger) para Lutador e por final Ilusionista (Ilusionist) para usuário de magia.

Dungeons and Dragons (Holmes, 1977), esse foi uma releitura que eu mais gostei junto com Holmes e todo o resto de coisas boas, lembro bem dessa porque alguns amigos jogaram bastante e eu estava sempre junto. Como usávamos o Rules Cyclopedia as classes eram Clérigo (Cleric), Druida (Druid), Lutador (Fighter), Usuário de Magia (Magic User), Místico (Mystic)  e Ladrão (Thief).

Advanced Dungeons And Dragons (Second, 1987), essa foi a edição que definitivamente tive mais horas de jogo juntas, meus amigos eram loucos por ela e eu era apenas um moleque no meio deles. As classes eram Bardo (Bard), Clérigo (Cleric), Druida (Druid), Lutador (Fighter), Mágico (Mage), Paladino (Paladin), Patrulheiro (Ranger), Ladrão (Thief). Irei ignorar as especializações dos Magos e dos Clérigos.

Dungeons and Dragons 3rd (2000), essa eu narrei longas e longas campanhas, alguns anos de minha vida dediquei ao sistema, irei abordar a terceira e a "meia" juntas num só tópico. Bárbaro (Barbarian), Bardo (Bard), Clérigo (Cleric), Druida (Druid), Lutador (Fighter), Monge (Monk), Paladino (Paladin), Patrulheiro (Ranger), Ladino (Rogue), Feiticeiro (Sorcerer), Mago (Wizard).

Dungeons and Dragons 4th (2007), outra edição que teve meu amor por longos anos, incluindo uma campanha completa de 3 anos. Clérigo (Cleric), Lutador (Fighter), Paladino (Paladin), Patrulheiro (Ranger), Ladino (Rogue), Bruxo (Warlock), Senhor da Guerra (Warlord), Mago (Wizard).

E para a quinta edição?
Bárbaro - Barbarian (D&D 3rd)

Bardo - Bard (AD&D), Bard (AD&D 2rd), Bard (D&D 3rd)
Bruxo - Warlock (D&D 4th)
Clérigo - Cleric (OD&D), Cleric (AD&D), Cleric (BD&D), Cleric (AD&D 2rd), Cleric (D&D 3rd). Cleric (D&D 4th).
Druida - Druid (BD&D), Druid (AD&D 2rd), Druid (D&D 3rd)
Feiticeiro - Sorcerer (D&D 3rd)
Ladino - Thief (OD&D), Thief (AD&D), Thief (BD&D), Thief (AD&D 2rd), Rogue (D&D 3rd), Rogue (D&D 4th)
Lutador - Fighting Man (OD&D), Fighter (AD&D), Fighter (BD&D) Fighter (AD&D 2rd), Fighter (D&D 3rd), Fighter (D&D 4th)
Mago - Magic User (OD&D), Magic User (AD&D), Magic User (BD&D), Mage (AD&D 2rd), Wizard (D&D 3rd), Wizard (D&D 4th)
Monge - Monk (AD&D), Mystic (BD&D), Monk (D&D 3rd)
Paladino - Paladin (AD&D 2rd), Paladin (D&D 3rd), Paladin (D&D 4th)
Patrulheiro - Ranger (AD&D 2rd), Ranger (D&D 3rd), Ranger (D&D 4th)
Senhor da Guerra - Warlord (D&D 4th)

Estas são todas as classes básicas que tivemos em todas as edições, eu ignorei as sub-classes, deixando somente o que é classe.

2 comentários:

  1. Não conhecia o blog de vcs. Passei aqui pra ver a ficha traduzida do Jeferson e rapaz, seus artigos são muito bons Shin. Parabéns. \o/

    ResponderExcluir
  2. Agradeço,
    Fique a vontade para ver o que mais te agradar.. Sempre que posso eu traduzo algo, ou crio algo... Mas esses dias foi somente trazer as novidades da próxima edição, no futuro é trazer novas opções :D

    ResponderExcluir