RSS
Facebook
Twitter

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O que Mudou? (Parte II)

Números, números, e mais números.

Se ainda não viu a visão geral do que mudou, dá uma olhada aqui.

O segundo ponto a falar das mudanças, são os números, que subiram, desceram, e parecem estar se ajustando. Até o que se tem mostrado parece que os números ficarão bem baixo, na minha visão, os mais de todas as edições.

Como funciona?
Primeiro que voltamos a ter atributos capados; Nenhum atributo pode ter um valor natural maior que 20, mesmo equipamentos que aumentam atributos não fazem por meio de bônus e sim jogam o valor em um numero alvo.

Um cinturão da força do gigante por exemplo aumenta a força para 19, e não concede mais bônus de +6 por exemplo. Isso é ótimo, pois atributos limitados não sofremos dos problemas de bônus em cima de bônus. Ou seja nada de bárbaro frenético com força 56 como na terceira edição, e muito menos os hiper-inflados aumentos de atributos da quarta.

Então com números bem mais singelos, uma CA no valor de 13 é um valor alto para ser atingido, ou poderia dizer que é desafiador. As armaduras irão se tornar mais duradouras, equipamentos irão render mais aventuras e não se terá mais a busca por equipamentos melhores que tanto vemos em MMOs.

Todas as classes progridem na mesma velocidade, começando em +1 e finalizando em +6. Isso é chamado de proficiência. Uma unica lista de bônus para todas as classes. Mas onde fica o guerreiro você diz? Ele tem todas, isso mesmo, todas as armas na sua lista, enquanto o mago fica com uma lista resumida e adaga e bastão. Esse bônus também se aplica as pericias, ferramentas e testes de resistência, tudo usa a mesma lista.

O que diferencia um personagem de outro. Listas de pericias e ferramentas, mas a progressão de um para outro é igual, os atributos se tornaram novamente mais necessários. Já que um personagem de nível alto terá apenas uma vantagem de 4 ou 5 pontos sobre um personagem de nível mais baixo.

Com números mais baixos, um equipamentos mágico (+1) já significa uma vantagem de 5% sobre um teste, uma vantagem real e significativa. Sem contar que os equipamentos mágicos por sí já se tornaram especial, mas isso veremos mais tarde.

Então, números baixos, significam Classes de Dificuldades (CD) baixas, e cada ponto de bônus sendo importante. Seja uma Classe de Armadura (CA), seja um Teste de Resistência, seja o que for. Então poder usar o bônus de proficiência é vital dependendo da situação, ele pode fazer um teste desafiador se tornar regular e vice-versa. Atributos se tornam mais úteis ao longo da campanha ao invés de itens mágicos, e o foco no que o personagem "sabe" ou "não sabe" fazer; em outras palavras Proficiências.

Então, usando essa mesma matemática, tudo se torna mais duradouro, um item mágico (+1) será útil do nível 1 ao nível 10, até mesmo aquela lista de poções que ninguém dava valor algum, agora se torna um equipamento útil. Afinal não é mais um bônus, e sim vantagem em um teste, o que pode representar a troca de uma falha garantida para um sucesso.

Essa foi a grande mudança nos números da nova edição.

0 comentários: