RSS
Facebook
Twitter

quinta-feira, 26 de junho de 2014

(Atualizado) Página de Monstros

ATUALIZADO: Hoje saiu a ficha do Hobgoblin... Lagrimas de choro.. O pior aconteceu mesmo. Voltaram os desafios de 1/2, 1/4 e 1/8, todos os narradores choraram nesse dia.

Então ontem saiu uma prévia da pagina de monstros, para quem não viu ainda, fica aqui a amostra. (Clique para Ampliar)


Surpreso de ver a imagem pequena? Sabe porque, dessa vez tenho uma opinião formada a respeito e irei compartilhar com vocês.

Para iniciar irei falar da Página como todo, reparem que a ilustração se camufla no fundo, e percebam como é leve a linha que está no fundo, lindo, funciona, aposto que nem devem ter notado, mas existe papel amassado atrás da ilustração, seguindo o padrão que tinham mostrado até agora. Um trabalho que sou obrigado a confessar que está tudo nos conformes de design, finalmente entenderam que clean não significa branco.

Agora vamos as fichas, começando com o Nothic; para quem não se lembra, é esse amistoso amigo aqui do lado, essa criaturinha linda e distorcida que um dia foi um mago e depois de absorver conhecimento antes do momento certo se tornou uma aberração que devora os segredos e conhecimentos dos outros.

Mas e a ficha?
Então, coisa numero um; Classe de Armadura e Pontos de Vida.
Ele tem 15 de CA e pasmem, 6d8+18 HP. Mas é apenas um desafio para personagens de Nível 2.

Eu não entendo, estava tão interessante manter a ideia de inimigos com Níveis de Personagens. Coloca essa criatura como Nível 6 e seu XP em 450. Um narrador sabe que isso é um desafio para personagens de Nível 6; entretanto se os jogadores tiverem XP suficiente eles podem enfrentar simples assim.

Eu sinto que iremos ter novamente os Desafio de 1/4 e 1/8 que tanto me aborreceram em edições antigas. Ou então calcular o Nível de Desafio de dois Goblin, um Gnoll e um Dragão no mesmo encontro. Qual o nível de desafio disso? Triste ver que retrocedemos no ultimo momento.

O Multi-Ataque já é de se esperar de uma criatura de nível 6, afinal todas as criaturas de nível 5+ já tem isso naturalmente, mas algo interessante aqui é ver que alguns efeitos mágicos estão nas Ações e não descritas como Magias como em outros casos (culista, lich...).

Isso quer dizer que uma criatura que tem o hábito de lançar bolas de fogo pode ter isso como uma Ataque e não como uma Característica ("Spellcasting Trait"). Interessante.

A Geleira Ocre está muito divertida, sério. E finalmente ela é imune a cair no chão. Em alguns bestiários isso não está presente e gera algumas situações engraçadas com advogados de regras. Nada muito diferente do que já foi visto em outras edições. Ressalto apenas sua habilidade de se dividir que pode ser uma das coisas mais legais para uma geleia.

E finalmente ao Ogro; mas que ilustração, só posso dizer isso. É tão diferente das outras edições e ao mesmo tempo é uma ilustração tão D&D que tirou minhas palavras. Agora a sua ficha, tive que torcer o nariz para um detalhe que pode ser apenas uma pequena falha de escrita, ou não. Mas sempre imaginei essa criatura com alcance de 3m (reach 10 ft), e olhando as outras edições ele realmente sempre teve alcance maior, e agora está somente com uma área de 1 metrinho

Acho que isso se deve a questões de dano, já que todas as criaturas de segundo nível tem um dano médio (para corporal) de 10 a 13; talvez o alcance fosse reduzir o dano que ele causaria, para equilibrar as coisas. Então talvez fosse algo relacionado a mecânica e não a descrição.

Mesmo assim é estranho imaginar que um ogro de 3 metros de altura consegue somente bater com seu Porrete a somente 1,5m; Claro que isso em minha mesa com uma regra da casa muda para 3m fácil. Mas ainda assim me faz pensar a respeito.

Outro ponto é a questão Dano. Tudo tem um dano semelhante, rola-se dados diferentes, mas ainda assim mesmos danos; Se é ataque corporal é 10 a 13 de dano; se é a distância 9 a 11. Acho que poderiam ter algumas coisas mais diferentes para deixar o clima mais de "esse é o cara que bate forte, esse é o cara que bate várias vezes, esse e o cara que bate a distância" e assim quem sabe dar mais sabor aos monstros. 

Mas bem, eu não tenho todas as criaturas em mãos, e somente temos monstros com "nível 6 e 7" (dados de vida), então é aguardar para ver o resto.

Um comentário:

  1. Fico muito feliz de ficar empolgado com D&D novamente, espero uma mescla sadia da 3ª ed. com os acertos da 4ªed. Parabéns pelo blog e já estou seguindo os posts.

    ResponderExcluir