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quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Monstros do Manual - O

E chegamos a letra "O", uma das minhas preferidas.

Ogres, ver o ogro como desafio 2 me assustou um pouco, e imaginar um grupo de aventureiros que nem ainda chegou a escolher as "ramificações" de sua classe enfrentar uma criatura de tamanho poder, e grande poder de dano também, é estranho. E claro que meus jogadores enfrentaram um desses. Apesar dessa criatura parecer gigantesca e forte (afinal ele tem força 19) e claro 7 dados de vida, ela é um desafio correto para os jogadores. Além disso também existe o meio-ogro (desafio 1) que é uma versão reduzida (e com apenas 4 dados de vida), mas que cumpre bem a função de ser uma grande muralha de músculos.

Oni, eu juro que lembrava dele como Ogro Mago, mas irei deixar isso de lado por enquanto. Sua descrição é impecável, junto ainda com uma pequena cantiga de ninar fica ainda mais interessante. Mas então, é um desafio de nível 7, e como é de se esperar de um Ogro Mago, ele é um conjurador forte podendo soltar um cone de gelo uma vez por dia, o que é um excelente "mate tudo no caminho" já de largada. Se isso não for o bastante, como a grande maioria das criatura de nível alto, ele tem excelentes jogadas de proteção, boas percepções, e excelente saída de dano. Em outras palavras ele faz jus ao nome "Ogro".

Oozes, eu adoro essas criaturas, sério. Vamos começar pelo seguinte, temos o Pudim Negro (desafio 4), Cubo Gelatinoso (desafio 2), Muco Cinzento (desafio 1/2) e Geleia Ocre (desafio 2). Cada um deles possui uma peculiaridade diferente, e uma forma de caçar ainda mais peculiar que a anterior. Um bom exemplo é o cubo gelatinoso que fica imóvel e invisível esperando algum aventureiro "entrar" em sua área e ficar preso. Os danos dessas criaturas variam muito, e algumas são tão ácidas que destroem qualquer arma (muco cinzento estou olhando para você) enquanto outras quando acertadas com golpes se separam em gosmas menores (estou de olho em você geleia ocre). No geral são excelentes criaturas para compor um desafio solo ou para se juntar a outros desafios.

Orcs, quando falamos dos humanoides mais clássicos de aventuras de D&D, estes são uma amostra interessante pois temos os orcs mais básicos (desafio 1/2) o shaman (desafio 2) o chefe Orc (desafio 4) e por final o Orog (desafio 2). O interessante é que eles marcam bem o contexto social e sua mitologia e até mesmo as "meia espécies" como é visto no Orog (meio Orc e Ogro). As estatísticas estão de acordo com a ideia agressiva do monstro, e sua capacidade de fazer até três movimentos em um único turno é impressionante, fazendo qualquer sala de masmorra se tornar pequena e permitindo eles entrarem em corpo-a-corpo rapidamente.

Otyugh, então, este muito chato de ler. Não sei se foi por ser um monstro de sequencia de outro com alto valor de descrição, mas este ficou simplista. Vamos resumir, tentáculos, algum poder telepático e um pouco de maldade e pronto, ficha feita.

Owlbear, outro clássico muito interessante. Sua descrição é interessante, seu desafio está de acordo e tem todas as grandes características que as versões antigas tinham é um daqueles que irá ficar na memória por muito tempo.

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