RSS
Facebook
Twitter

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Aventura Aleatória

Pode parecer estranho, mas o guia do mestre vem com muitas tabelas, em alguns momentos eu me senti lendo um livro de AD&D. Mas o interessante é que cruzando esses dados e valores se pode realmente fazer uma aventura aleatória.

Então decidi realizar esse experimento usando somente as tabelas do Guia do Mestre.

Em primeiro ponto preciso de um objetivo para a Aventura.
Na p.73 existe uma tabela com 20 ideias simples de objetivos que podem ser usados e reusados sem problema algum. Nesse primeiro momento eu rolei 8; Resgatar um capturado. Na pagina seguinte já temos uma ideia de vilões, e nesse caso (rolei 17) Humanoide Assaltante ou Destruidor. Ainda nessa mesma página temos o Patrono (rolei 12) um Respeitável Ancião.

Agora temos algo já em prática, um Humanoide que capturou alguém. E o Ancião da localidade precisa que ele seja resgatado. Isso já deixa espaço para muitas outras coisas, apenas em duas paginas seguidas já temos material para começar muita coisa.

Mas vamos definir quem é o Ancião e quem é o Capturado. Na p.89 temos todas as informações para criações de NPCs e vilões.

Para iniciar irei dar um pouco de vida ao Ancião, a aparência Careca (rolei 13), ele possui alta Constituição e baixa Destreza (3 e 2 respectivamente), seu Talento é ser Ótimo lidando com Animais (6) e seu Maneirismo é Frequentemente usar palavras Erradas (9) e para finalizar ele interage com os outros de forma Barulhenta (3). Ainda existem mais tabelas para dar mais vida, mas acredito que nesse ponto já temo uma figura bem detalhada aqui.

E quanto a nosso vilão humanoide? Já sabemos que ele é um Assaltante ou Destruídor, mas quais seus planos? Na p.94 temos 8 opções iniciais, e nosso amigo malvado usa de Influência (Vencendo Competições e Torneios), rolei 2 e 2 novamente. Seu método utilizado é a Guerra (Terrorismo), rolando 20 e 6 respectivamente. Ainda se pode colocar uma fraqueza, mas nesse primeiro ponto irei deixar ele somente com essas características.

Com tudo isso, falta definir a localidade, e a história da masmorra onde ele está.
No capitulo 5, na p.99 podemos encontrar essas informações, na tabela de Localização de Masmorra eu rolei 79, ou seja No Pico de uma Montanha. Seus criadores foram Humanos (12), Clérigos (3), Caóticos Bons, que criaram essa masmorra para ser um Portal Planar (10), entretanto essa masmorra foi Conquistada por Invasores (6)

Na p.74 temos ainda uma ideia de Introdução de Aventuras (eu rolei 7) e obtive A Vila ou Cidade precisa de voluntários para ir no local da aventura. Considerando o que temos aqui isso já é um monte de informações. Para finalizar temos ainda o Climax (p.75), onde eu rolei 1, Os aventureiros confrontam o vilão e um grupo de vassalos numa sangrenta batalha até o final.

Vamos então ao que temos,
Os personagens em sua vila ou cidade (que existem tabelas para realizar um aleatória na p.112) são encontrados por um homem muito barulhento em uma fazenda de animais que precisa resgatar um cavaleiro que perdeu em um duelo contra o nosso vilão. Este perdeu o duelo porque o nosso vilão levou vários homens que atrapalharam a luta do cavaleiro, dando a vantagem ao vilão.

Nosso amigo vilão ainda possui muitos vassalos e é muito bom com a espada, dominando uma velha ruína criada antigamente por um templo ao Deus do comercio, o templo já foi conquistado e reconquistado inúmeras vezes, e atualmente está nas mãos do vilão e seus homens.

Ao seguir por inúmeras salas e vários caminhos os heróis se deparam com o vilão e dezenas de seus homens, ele intimida com seus vários homens e sempre tenta realizar um duelo antes de começar a chacina. Perdendo o duelo ou não o vilão irá usar todos sob seu comando para a batalha.

O apêndice A (p.290) possui todo o material necessário para realizar gerar uma Masmorra Aleatória.
Como pode-se perceber, mesmo sem ideia alguma uma aventura de D&D pode ser gerada no ar sem precisar de muito.

0 comentários: