RSS
Facebook
Twitter

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Antes do Cooldown eu tinha Mana

Olá,

Com os mobas e outros jogos semelhantes, junto a outros títulos, e até mesmo muitos RPGs que temos encontrados por aí começamos a ver o surgimento de novos termos e novas ferramentas de jogo, entre elas o cooldown.

Como funciona?
Simples, você apenas tem um tempo de recarga para qualquer habilidade do seu personagem. Muitos personagens de D&D já tem isso nativamente, os guerreiros tem o cooldown de seu surto de ação (action surge) com um descanso de pelo menos 1 hora.

Os Magos por outro lado não tem essa possibilidade, e precisam de 8 horas de descanso para recuperar seus usos de magia integrais, podemos dizer então que os magos tem um cooldown de 8 horas. O que é uma quantidade de tempo imensa.

E claro, magos ainda podem conjurar algumas habilidades mais de uma vez antes de precisar recarregar, e assim por diante.

E a quinta edição?

Todas as classes possuem alguma forma de recarregar suas habilidades, seja por meio de pontos de feiticeiro, recuperação arcana, entre outras habilidades menores que precisam apenas de um descanso curto para se poder recarregar. Tudo isso é um reflexo de cooldown na vida dos jogadores.

Originalmente uma magia deveria ser poderosa o bastante para matar até mesmo o grande cara malvadão apenas com um acerto. Mas diante de cenários que usam e abusam de momentos épicos, isso pode ser frustante para os jogadores.

E cooldown em rodadas?

O livro Unearthed Arcana da terceira edição tinha uma variante de magias para conjuradores que trocava o usos por recargas a cada X rodadas. A quantidade de rodadas mudava de acordo com o nível da magia e o nível do personagem, em níveis altos precisava apenas de uma rodada para recarregar uma magia de primeiro nível.

Claro que isso trazia um desequilíbrio ainda maior para a terceira edição que carecia de equilíbrio entre conjurador/não conjurador. Mas o experimento me trouxe uma outra visão.

Controlar cada tipo de tempo de recarga era complicado, e fazer isso manualmente era trabalhoso, e deixava ainda mais os turnos demorados. Quando um computador faz esse calculo de tempo para você a situação é outra, agora numa mesa de jogo, isso não ajuda, e sim atrapalha.

Espero ter trazido mais algumas ideias para vocês jogadores.

Um comentário:

  1. eu queria saber se quando eu realizar um descanso curto eu recupero mana e se sim quanto?

    ResponderExcluir