RSS
Facebook
Twitter

segunda-feira, 13 de junho de 2016

A história do Goblin lendário!

Olá,

Então, algumas vezes, e somente algumas vezes, você precisa colocar um monstro que tenha habilidades superiores ao normal, aquelas habilidades que fazem os jogadores pensarem duas vezes antes de engajar um combate.

Esses são os monstros lendários.
O manual dos monstros carrega alguns bons exemplos de monstros, entretanto todos são monstros para heróis em plena atividade, acima do nível 10. Mas e se a vontade do personagem for para realizar um confronto com uma criatura lendária mas de nível baixo?

Você pode fazer a ficha do monstro de acordo com as regras descritas no guia do mestre ou você pode usar o que tenho feito para algumas criaturas e tem dado um excelente resultado, elevar o monstro ao lendário.

Mas então, o que torna um monstro lendário?
A primeira coisa é a Resistência Lendária, e Ações Lendárias.

A resistência é simples, sempre que falhar em uma jogada de proteção, o monstro pode gastar um de seus 3 usos para ter um sucesso naquele teste.
As ações por outro lado necessitam de um pouco mais de preparo. Ao final de um turno de qualquer criatura, o monstro pode realizar uma ação fora de seu turno. Geralmente um monstro lendário tem 3 ações lendárias toda rodada. Em outras palavras, sempre que um jogador encerrar seu turno o monstro faz uma ação. Pode repetir isso três vezes durante uma rodada.

E por final pontos de vida, uma criatura lendária tem muitos pontos de vida, afinal ela precisa se destacar entre seus outros lacaios semelhantes. Basicamente use o máximo de pontos de vida que aquele monstro pode fornecer, ao invés de usar a média. Isso já é o bastante para dar contra de um grupo de aventureiros.


Agora mãos na massa,

Sabemos como funciona, então hora de colocar em prática. Imagine que os jogadores estão caçando um bando de goblins que estão atacando rotas de comercio próximas a cidade, em certa ocasião os jogadores conseguem rastrear e encontram o covil de Garnarsh o caolho, o goblin que arquiteta esses planos.

Eu sei que temos o Goblin Boss que pode cumprir esse papel, mas este não é o caso.

Um goblin comum tem as seguintes estatísticas,
Tudo o que não mostrei aqui se mantem o mesmo.


Goblin,CA 15 PV 7 (2d6)
Desafio 1/4 (50 xp)
Esquiva Hábil. Este monstro pode usar Desengajar ou Esconder como uma ação bônus em cada turno.
Ações,Cimitarra. Ataque corporal +4, alc. 1quad., um alvo. Acerto 1d6+2 cortante.
Arco Curto. Ataque a distância +4, alc. 16/64 quad., um alvo. Acerto 1d6+2 perfurante.

Nosso amigo Garnarsh teria os seguintes;


Garnarsh, o caolhoCA 15 PV 12 (2d6)
Desafio 1/4 (50 xp)
Esquiva Hábil. Este monstro pode usar Desengajar ou Esconder como uma ação bônus em cada turno.
Resistência Lendária. Se falhar em uma jogada de proteção, pode escolher ter sucesso nela.
Ações,
Cimitarra. Ataque corporal +4, alc. 1quad., um alvo. Acerto 1d6+2 cortante.
Arco Curto. Ataque a distância +4, alc. 16/64 quad., um alvo. Acerto 1d6+2 perfurante.
Ações Lendárias (3)
Cimitarra. Este monstro realiza um ataque de cimitarra.

Percebam que isso já o destaca de qualquer outro goblin, e claro ele não ataca sozinho, então colocar um ou outro goblin junto pode tornar esse nosso amiguinho ainda mais tenebroso. A questão do XP eu mantenho o mesmo, já que apesar das mudanças de PV e a adição dessas habilidades, ele ainda tem os mesmos atributos, CA, valores de ataques e danos.

0 comentários: