RSS
Facebook
Twitter

quinta-feira, 29 de maio de 2014

D&D Basic Set


Pra quem está acompanhando o site da Wizards, chorou lagrimas de alegria.

Eu sou uma das pessoas que irá comprar todos os livros, não porque sou um fanático de D&D, mas porque ajudei no processo de desenvolvimento, realizei playtests e é um orgulho estar ainda ajudando o hobby que tanto amo a estar no mercado existindo e com um sistema de regras melhor elaborado.

Mas essa notícia foi a melhor de todas.

Basic D&D; é um livro em PDF que será distribuído de GRAÇA, isso mesmo, gratuito, contendo o material necessário para jogar do nível 1 ao 20 (ou seja todos os níveis), com os pacotes básicos para o Guerreiro, Ladino, Mago e Clérigo; além de Elfo, Anão, Halfling e Humano.

Eles mesmo usaram o termo "Rules Cyclopedia" para simbolizar este PDF, o que para mim é lindo, pois foi um dos livros que tenho de cabeceira até hoje; não somente pela praticidade, mas pela facilidade e lógica que a coisa funciona.

Ou seja, somente com o PDF de graça, teremos tudo o que precisamos para jogar D&D; se quiser mais coisas para colocar em seu personagem, ou explorar outras possibilidades, o Livro do Jogador está aí; se quiser mais monstros, o Manual dos Monstros; se quiser mais informações para campanhas Guia do Mestre.

Além disso a campanha de Tirania dos Dragões também será gratuita, ou seja mais monstros, e uma campanha para ingressar no mundo fantástico de D&D.

Nada de SRD, nada de termos complicado e difíceis, e nada de gente fazendo "retro-clones" gratuitos online, finalmente o pacote básico será do povo, afinal fomos "nós que fizemos".

terça-feira, 27 de maio de 2014

Testes e mais Testes

Recentemente comecei a jogar esta edição; e finalmente sem a ideia de "testar" e sim com o pensamento claro que a minha intenção é "jogar para me divertir".

Esta edição tem se mostrado cada vez mais eficiente em resolver problemas, e todas as situações de combate tem se resolvido bem com a simplicidade de "Ação" e "Movimento". Lembro que anos atrás eu tinha pensando como era bom Final Fantasy Tactics justamente por ter apenas Uma Ação e Um Movimento.

Hoje isso apenas reforça minha ideia de que uma ação é o bastante. Claro que uma ação de ataque pode representar "dois ataques" ou em alguns casos "três ataques"; mas diante de inimigos poderosos isso é interessante. Outra coisa que eu tenho gostado bastante é da velocidade de jogo, o que imaginei que seria ruim em níveis altos, mas é simplesmente mais dano e maior complexidade de jogo e não "mais coisas para resolver".

Bem, o jogo está finalmente engatinhando e se preparando para ficar de pé, até ter o livro com tudo em mãos para poder dizer o que realmente penso, não tenho uma opinião final formada, até lá, irei ficar com os arquivos de teste que tem me suprido e muito bem tudo o que preciso.