Olá,
Não sei exatamente de onde é essa foto, mas pelo que encontrei de referencias é do próprio senhor Gygax, para aqueles que não entendem inglês, irei fazer um resuminho para entenderem e colocar minhas opiniões também.
Lidando com jogadores problemáticos
Alguns jogadores vão encontrar mais prazer em estragar um jogo do que em jogar e isso estraga a diversão para o resto dos participantes, por isso deve ser evitado. Aqueles que gostam de ser altamente argumentativos, aqueles que birram ou agir de forma infantil quando as coisas vão contra eles, aqueles que usam os livros como uma defesa quando você deve governá-los fora da linha devem ser excluídos da campanha. Simplificando, pedir-lhes para sair, ou não convidá-los a participar novamente.
A pressão dos colegas é outro meio que pode ser usado para controlar os jogadores que não são totalmente desagradável e que você julga vale a pena salvar. Estes tipos normalmente tentam dar ordens e instruções, mesmo quando seus personagens não estão presentes, dizer o que outros personagens devem fazer, embora o papel do personagem que tem não tem nada a ver com isso do que está sendo instruído, ou continuamente tentar ações ou atividades seus personagens não teria conhecimento algum. Quando essas propostas ou sugestões ou pedidos são feitos, basta informar o grupo que que não é mais possível sob quaisquer circunstâncias por causa do jogador em questão. O grupo, então irá agir para silenciá-lo ou controlar explosões indesejáveis. Os outros jogadores irão com certeza fazer com que tais indivíduos estão fazendo tais atitudes e afetando seus personagens e o divertimento com o jogo.
Também se pode adicionar novas jogadas de monstros aleatórios, obviamente rolados, ataques de uma múmia eteria (que sempre ataca de surpresa, naturalmente), pontos de dano de "raios azuis dos céus" diretamente na cabeça do ofensor, ou perda permanente de pontos de carisma (apropriadamente) pelo personagem ofensor. Se isso se torna rotineiro, então essas medidas não são eficazes e devem ser tomadas medidas mais fortes. Outra vezes, a resposta definitiva para esse problema é simplesmente excluir a pessoa de futuros jogos.
Gygax
Então vamos as considerações,
Eu sempre fui meio contra cortar uma pessoa de uma mesa de jogo, até porque eu acredito que conversando a coisa se entende, mas eu sei como é ter alguém que fica infernizando sua vida por questões X ou Y, ou porque em tal página a coisa deveria ser outra.
Eu sempre lembro que muitas vezes eu esqueço regras, principalmente o efeito de cada talento em específico, até porque cada talento da quinta edição tem muito mais efeitos que nas antigas, e isso pode acabar gerando uma ou outra situação estranha.
Mas no geral, se realmente o jogador está fazendo de pura sacanagem para atrapalhar o jogo minha opinião é sempre, parar tudo e conversar, tentar resolver, afinal um grupo de jogo ainda é um grupo de amigos que estão juntos para se divertirem. Salvo raras exceções, uma mesa de jogo é formada por amigos já estabelecidos que decidem então iniciar a mesa de jogo.
Ao segundo ponto eu entendo, muitas vezes um grupo de pessoas podem ter ideias melhores que apenas uma pessoa, por isso que completamos as lacunas uns dos outros, esse é o motivo de viver em sociedade e claro o motivo de fazer grupo de aventureiros. Dar ajuda (estando ou não presente na cena) eu não vejo problema, mesmo em níveis iniciais (onde magias e efeitos de comunicação não estão tão presentes), acho que faz parte do jogo a comunicação.
Por final, a ultima parte eu acho divertido, sempre digo a meus jogadores "vai levar um raio" quando eles falam algo para me zuar ou sacanear. Acho que até hoje só apliquei essa brincadeira uma vez ou duas de realmente lançar um raio e foram divertidos os momentos. Mas sendo sincero, esse tipo de atitude eu não acho que ajuda o grupo e sim distância ainda mais o narrador do grupo, quando deveria ser o oposto, deveria unir os grupos e jogadores.
Então, apesar do título dessa postagem ser "como lidar com jogadores", acho que é mais uma visão de "como não lidar".
Abraços!
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