Então, sobre a capa...
Existe tanto que posso falar, mas irei começar pelo ponto mais básico, a ilustração.
Eu particularmente adorei a ilustração, é uma arte linda, e será sim bem valorizada, não somente porque ela chama muito a atenção; o que será extremamente útil para chamar a atenção de novos jogadores.
Dois de meus jogadores pensaram também: "Ahhh não achei legal não, queria algo mais old school"; Eu entendo eles, mas também sei que o foco é chamar a atenção, mostrar que o D&D ainda existe.
Não somente isto, mas também deixar claro que é um jogo de ação, aventura, e aventuras épicas.
Isso por isto apenas já é uma coisa inteligente da Wizards, mas eu fico me perguntando até onde isso pode ir, e como isso irá afetar o resto do livro.
Não tenho nada contra imagens largadas em paginas inteiras, mas eu quero conteúdo, material para jogar, e como jogador ou narrador, eu quero que seja pratico, simples e acima de tudo "funcional".
Mas aí você leitor me diz: "Shin, funcional é prático e simples";
Eu entendo, mas eu conoto funcional do ponto de vista que deve ser eficiente para resolver a proposta do jogo sem deixar espaço para jogadores fazerem pirraça. E até onde tenho lido e testado tem estado dessa forma, mesmo quando os jogadores estão cada vez mais focados em tentar extrapolar as regras.
Um segundo ponto importante a perceber, é a forma como o "Dungeon And Dragons" está jogador ali no canto, e também temos o simbolo de D&D no topo. Não existe números, não existe marcações pesadas, e tudo está ali de acordo com os conformes de design.
Mas algo que me chamou a atenção é a maneira como o D&D está no topo, essa logo em "flat" para mim é uma indicação que mais livros poderão ter outras logos estampadas, talvez para fazer combinações com outras edições, não sei ao certo ainda como isso será marcado, mas é a visão que tenho do porque disso.
Indo para o Guia do Mestre, a coisa muda de figura, não é uma capa chamativa do ponto de vista de puxar a atenção de jogadores, e sim de narradores, perceba que as cores estão mais "opacas"; isso é intencional, eles querem que apenas as pessoas "interessadas" no livro estejam pensando nele.
E nisso eu entro, pois uma capa com um Lich... Bem é coisa de narrador mesmo. Uma capa muito bonita para um livro que provavelmente será impecável.
Porque estou falando isso se ainda nem olhei o conteúdo do livro?
As regras são simplistas, e o foco então será em como fazer o narrador ser uma peça mais fundamental no jogo, tenho certeza que mais da metade deste livro será focado em dar dicas, criar maneiras de solucionar problemas e acima de tudo improvisar regras.
Será um livro que irá ensinar a nova geração de narradores a pegarem o que existe e adaptar, essa será a questão fundamental desse livro. Posso garantir.
E quanto ao Manual dos Monstros?
Este eu deixei propositalmente para o final, é a melhor referencia a primeira edição de D&D que qualquer pessoa poderia colocar, é mais importante para mim do que qualquer outra coisa.
Lembro que os primeiros livros de D&D eram "Homem e Magia" e "Lugares Selvagens e Monstros" e na capa tinha nada menos que "Eye Tyrant" em outras palavras, o que estaríamos chamando hoje de "Beholder"
Isso para mim é bem claro que o D&D está sim se focando nas suas raízes que são bem fortes e irão durar longos anos com ideias que mantenham esse ar de renovado e ao mesmo tempo de "tradicionalismo".
Essa revigorada foi excelente, e a capa está sensacional, em minha humilde opinião, a melhor capa de manual dos monstros em muito tempo.
UPTADE
Então, me mandaram esse link com as informações de que ela seria chamada de "quinta edição"; tinha minha desconfiança que o nome oficial seria esse, mas não sabia como iriam fazer isso.
Ao menos agora é "oficial", esta é a quinta edição, "uma edição para todos governar".
Existe tanto que posso falar, mas irei começar pelo ponto mais básico, a ilustração.
Eu particularmente adorei a ilustração, é uma arte linda, e será sim bem valorizada, não somente porque ela chama muito a atenção; o que será extremamente útil para chamar a atenção de novos jogadores.
Dois de meus jogadores pensaram também: "Ahhh não achei legal não, queria algo mais old school"; Eu entendo eles, mas também sei que o foco é chamar a atenção, mostrar que o D&D ainda existe.
Não somente isto, mas também deixar claro que é um jogo de ação, aventura, e aventuras épicas.
Isso por isto apenas já é uma coisa inteligente da Wizards, mas eu fico me perguntando até onde isso pode ir, e como isso irá afetar o resto do livro.
Não tenho nada contra imagens largadas em paginas inteiras, mas eu quero conteúdo, material para jogar, e como jogador ou narrador, eu quero que seja pratico, simples e acima de tudo "funcional".
Mas aí você leitor me diz: "Shin, funcional é prático e simples";
Eu entendo, mas eu conoto funcional do ponto de vista que deve ser eficiente para resolver a proposta do jogo sem deixar espaço para jogadores fazerem pirraça. E até onde tenho lido e testado tem estado dessa forma, mesmo quando os jogadores estão cada vez mais focados em tentar extrapolar as regras.
Um segundo ponto importante a perceber, é a forma como o "Dungeon And Dragons" está jogador ali no canto, e também temos o simbolo de D&D no topo. Não existe números, não existe marcações pesadas, e tudo está ali de acordo com os conformes de design.
Mas algo que me chamou a atenção é a maneira como o D&D está no topo, essa logo em "flat" para mim é uma indicação que mais livros poderão ter outras logos estampadas, talvez para fazer combinações com outras edições, não sei ao certo ainda como isso será marcado, mas é a visão que tenho do porque disso.
Indo para o Guia do Mestre, a coisa muda de figura, não é uma capa chamativa do ponto de vista de puxar a atenção de jogadores, e sim de narradores, perceba que as cores estão mais "opacas"; isso é intencional, eles querem que apenas as pessoas "interessadas" no livro estejam pensando nele.
E nisso eu entro, pois uma capa com um Lich... Bem é coisa de narrador mesmo. Uma capa muito bonita para um livro que provavelmente será impecável.
Porque estou falando isso se ainda nem olhei o conteúdo do livro?
As regras são simplistas, e o foco então será em como fazer o narrador ser uma peça mais fundamental no jogo, tenho certeza que mais da metade deste livro será focado em dar dicas, criar maneiras de solucionar problemas e acima de tudo improvisar regras.
Será um livro que irá ensinar a nova geração de narradores a pegarem o que existe e adaptar, essa será a questão fundamental desse livro. Posso garantir.
E quanto ao Manual dos Monstros?
Este eu deixei propositalmente para o final, é a melhor referencia a primeira edição de D&D que qualquer pessoa poderia colocar, é mais importante para mim do que qualquer outra coisa.
Lembro que os primeiros livros de D&D eram "Homem e Magia" e "Lugares Selvagens e Monstros" e na capa tinha nada menos que "Eye Tyrant" em outras palavras, o que estaríamos chamando hoje de "Beholder"
Isso para mim é bem claro que o D&D está sim se focando nas suas raízes que são bem fortes e irão durar longos anos com ideias que mantenham esse ar de renovado e ao mesmo tempo de "tradicionalismo".
Essa revigorada foi excelente, e a capa está sensacional, em minha humilde opinião, a melhor capa de manual dos monstros em muito tempo.
UPTADE
Então, me mandaram esse link com as informações de que ela seria chamada de "quinta edição"; tinha minha desconfiança que o nome oficial seria esse, mas não sabia como iriam fazer isso.
Ao menos agora é "oficial", esta é a quinta edição, "uma edição para todos governar".
Só não gostei da tarja Dungeons & Dragons, parece que tá meio improvisada. No mais, curti!
ResponderExcluirNão tenho certeza Anand,
ResponderExcluirAcho que é intencional, é uma forma de marcar ele como "Core"...
Pois poderiam ter colocado no topo, mas preferiram deixar ele como "D&D" e depois em baixo na tarja, "Dungeons and Dragons", entende?
Sei lá...