Esta simples regra altera drasticamente TUDO.
Porque?
Basicamente isso troca um bônus ou penalidade de +2/-2 para um dado adicional, o que é melhor, e ao mesmo tempo não altera números de CD. Como já discuti antes, manter uma CD no mesmo número é bom, evita vários tipos de problemas e cria uma sensação nos jogadores de conhecer seus próprios limites.
Mas como isso funciona na prática?
Basicamente, sempre que você tiver alguma vantagem ou desvantagem em algum teste, você rola dois dados d20; enquanto tiver vantagem você pega o dado maior, enquanto tiver desvantagem pega o dado menor.
Veja só o gráfico a seguir,
Se você precisa tirar o número 9 em um dado, em um teste normal, ele teria 60% de chance de sucesso. Em desvantagem isso reduz para 45% de sucesso e em vantagem isso amplia drasticamente para 85%!
Em outras palavras, você tem um bônus melhor que o +2, e não ultrapassa o valor máximo de 20.
Não apenas isso, mas você ainda tem 2 chances de conseguir um 20 natural, o que é excelente para ataques fulminantes.
Ou seja, outra inovação que agrada e muito.
Porque?
Basicamente isso troca um bônus ou penalidade de +2/-2 para um dado adicional, o que é melhor, e ao mesmo tempo não altera números de CD. Como já discuti antes, manter uma CD no mesmo número é bom, evita vários tipos de problemas e cria uma sensação nos jogadores de conhecer seus próprios limites.
Mas como isso funciona na prática?
Basicamente, sempre que você tiver alguma vantagem ou desvantagem em algum teste, você rola dois dados d20; enquanto tiver vantagem você pega o dado maior, enquanto tiver desvantagem pega o dado menor.
Veja só o gráfico a seguir,
Se você precisa tirar o número 9 em um dado, em um teste normal, ele teria 60% de chance de sucesso. Em desvantagem isso reduz para 45% de sucesso e em vantagem isso amplia drasticamente para 85%!
Em outras palavras, você tem um bônus melhor que o +2, e não ultrapassa o valor máximo de 20.
Não apenas isso, mas você ainda tem 2 chances de conseguir um 20 natural, o que é excelente para ataques fulminantes.
Ou seja, outra inovação que agrada e muito.
Concordo muito, essa foi uma das melhores inovações do D&D Next!
ResponderExcluir