Olá,
Engraçado como de tempo em tempo vejo situações como as que irei descrever abaixo em grupos no facebook, forums e afins. Como interpretar os atributos mentais?
Quando falamos em Destreza, é fácil imaginar alguém sendo altamente ágil e sendo capaz de desviar de um golpe no ultimo segundo apenas pela sua aceleração inumana. Mas quando falamos de Inteligência, como resolvemos isso? Como interpretar um personagem que nitidamente é mais inteligência que sí mesmo?
Eu tenho a seguinte ideia, que muitos podem até não gostar, mas tem funcionado e resolvido grande parte das situações. Eu vejo os atributos e faço acontecer. Se um jogador possui aquele majestoso bônus de +12 em persuadir, qualquer palavra que o jogador diga é da melhor forma recebida, mesmo que seja um insulto.
Sempre permito jogadores que tenham valores altos de inteligência carregar itens que não estão com eles, as vezes é um frasco de ácido, uma pequena alavanca, ou mesmo papel e caneta para fazer uma anotação. Isso porque o jogador pode não ter se lembrado, mas o personagem com certeza teria se lembrado de trazer tal item.
Sabedoria é o mais tranquilo dos atributos, dito que ele é a capacidade de percepção do mundo, e eu como narrador sou a porta para tal coisa, é apenas fazer uma descrição mais detalhada, e revelando aqueles aspectos que o jogador precisa estar atento. E claro, a Sabedoria Passiva ajuda e muito nesse ponto, pois eu estipulo algumas CDs de coisas que podem ser observadas e os jogadores vão conseguindo ou não atingir os níveis necessários.
Mas bem, vamos a um pequeno resumão de como resolvo?
- Inteligência
Lógica; esta diante de um grupo de objetos sem sentido, faça ter algum sentido, revele parte do mistério, mas não ele todo, faça o jogador ter a intuição e o caminho certo. Quando se acerta nesse ponto é lindo.
- Sabedoria
- Carisma
Sorte é um fator que não existe medições, mas eu geralmente trato Carisma como sorte inata do personagem.
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