Olá,
Desde que comecei a narrar para a quinta edição, eu tenho adotado um cenário próprio, fortemente baseado em Grayhawk. Claro que apesar de compartilhar algumas ideias, ficam apenas no fortemente baseado.
E o novo mundo carece de um aspecto importante em quase todos os cenários de RPG, guildas.
E claro que assim como quase tudo que me envolvo, sempre busco informações para ter uma ideia interessante, ou mesmo saber posicionar este elemento no cenário.
Guildas diferente de dragões e elfos, existiram em nossa idade média, e podemos encontrar aspectos para elas baseadas em fatos históricos. O conceito é simples, uma associação de artistas e artesões que compartilham um mesmo talento, perícia ou profissão. As guildas partilhavam parte da força politica e social junto com cavaleiros, nobres e reis.
Todas as guildas possuem uma forma de trazer aprendizes, que treinavam com mestres por longos anos, algo em torno de 10 a 15 anos, enquanto treinavam eram os mestres realizavam tarefas de seus oficios e recebiam para treinar um aprendiz (ou mais de um). Basicamente um mestre artesão recebia em dobro. Pelo seu oficio e pelo treinamento.
Guildas também são responsáveis por colocar preços, e estabelecer rotas de comercio de matéria prima para seu oficio, assim como organizar aqueles que trabalham sob a sua supervisão. Uma guilda é uma força atuante no mundo medieval, e fazia jus a força politica e social.
Geralmente as guildas partilham algumas características, sendo elas:
• Uma escritura, contendo lista de regras e valores e propostas da guilda.
• Um emblema ou ícone, que representa a guilda.
• Requerimentos para entrada de aprendizes e iniciados na guilda.
• Uma capela ou base de operações para os membros da guilda de reunirem e trocarem informações.
Desde que comecei a narrar para a quinta edição, eu tenho adotado um cenário próprio, fortemente baseado em Grayhawk. Claro que apesar de compartilhar algumas ideias, ficam apenas no fortemente baseado.
E o novo mundo carece de um aspecto importante em quase todos os cenários de RPG, guildas.
E claro que assim como quase tudo que me envolvo, sempre busco informações para ter uma ideia interessante, ou mesmo saber posicionar este elemento no cenário.
Guildas diferente de dragões e elfos, existiram em nossa idade média, e podemos encontrar aspectos para elas baseadas em fatos históricos. O conceito é simples, uma associação de artistas e artesões que compartilham um mesmo talento, perícia ou profissão. As guildas partilhavam parte da força politica e social junto com cavaleiros, nobres e reis.
Todas as guildas possuem uma forma de trazer aprendizes, que treinavam com mestres por longos anos, algo em torno de 10 a 15 anos, enquanto treinavam eram os mestres realizavam tarefas de seus oficios e recebiam para treinar um aprendiz (ou mais de um). Basicamente um mestre artesão recebia em dobro. Pelo seu oficio e pelo treinamento.
Guildas também são responsáveis por colocar preços, e estabelecer rotas de comercio de matéria prima para seu oficio, assim como organizar aqueles que trabalham sob a sua supervisão. Uma guilda é uma força atuante no mundo medieval, e fazia jus a força politica e social.
Geralmente as guildas partilham algumas características, sendo elas:
• Uma escritura, contendo lista de regras e valores e propostas da guilda.
• Um emblema ou ícone, que representa a guilda.
• Requerimentos para entrada de aprendizes e iniciados na guilda.
• Uma capela ou base de operações para os membros da guilda de reunirem e trocarem informações.
E no novo mundo?
Como tenho narrado no novo mundo e poucos personagens se interessaram por fazerem partes de guildas, as poucas que existem apenas refletem os oficios comuns do cenário medieval, como a lista abaixo:
- Apotecários (poções e hervas)
- Armeiros e Ferreiros (tudo que é feito em uma forja)
- Barbeiros (também tratavam dos dentes em épocas medievais)
- Padeiros (cuidavam de pães, bolos, e outras comidas que dependiam de um moinho)
- Cervejeiros (também faziam outras bebidas, mas eu prefiro chamá-los assim)
- Arqueiros (fabricavam flechas, arcos, bestas, virotes e vários artigos de couro envolvidos)
- Açougueiros (separavam a carne e vendiam)
- Carpinteiros (tudo o que precisava de madeira, desde uma colher, caneca a uma mesa e porta)
- Teceleiros (tudo o que envolve tecido, roupas, e artigos de roupas)
- Curtidores (tratavam e curavam o couro para vários outros oficios, também estavam envolvidos com sapatos, roupas e armaduras)
- Tintureiros (preparar e fabricar todos os tipos de tintas para vários oficios)
- Pedreiros (construção civil de casas, pontes, cartelos, muralhas)
- Encanadores (fabricação de aquedutos, esgotos e outros)
- Pescadores (muito próximo dos açougueiros, mas para animais marinhos)
- Veladores (faziam sebo, cera, velas, e artigos relacionados)
- Escrivos (documentos, selos oficiais, notas e todo material escrito, também organizavam bibliotecas)
Claro que existem algumas guildas, cultos e outros que não podem estar listados publicamente, e outros mais tarde se juntariam a esta lista como a Guilda dos Assassinos ou dos Ladrões. Isto por motivo bem obvio. Todas as guildas oficiais pagavam impostos ao rei, geralmente 1/10 ou 1/20 do que recebiam.
Algumas outras organizações do novo mundo tiveram outras inspirações e formavam suas próprias guildas, apesar de não pagarem impostos aos reis.
Bem, este é o pequeno esboço de Guildas no Novo Mundo. Mais tarde irei escrever sobre guildas específicas e seus representantes.
Perfeito...
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