Um personagem de D&D geralmente é descrito pela sua raça, classe e arma escolhida. Isso até funciona e muito bem num ponto inicial, mas quando a coisa começa a ficar mais profunda, e a história dos personagens precisa de mais elementos é necessário um pouco mais que isso.
A quinta edição trouxe alguns novos elementos que podem ser usados e reusado em vários outros sistemas, entre eles o que mais me agrada são as Características de Personagem, Ideais, Vínculos e Imperfeições. Tudo isso veio com a ideia de Antecedente ou Histórico.
Claro que muitos jogadores ainda irão escolher isso como base o melhor bônus, ou as perícias que mais o ajudam durante suas aventuras, ao invés de escolher aquele que melhor descreve o personagem. Um equivoco comum. Mas então eu me recordo de meus personagens e lembro que o ponto principal deles são as pequenas Características que os tornam únicos.
Muitas vezes as características são físicas, como uma marca de batalha, uma cicatriz, uma vestimenta incomum, ou mesmo um tipo de arma incomum (um NPC vilão que estou usando utiliza um chicote todo feito de luz, ele não tem nada de especial, mas é a parte descritiva de toda a vez que o personagem usa a magia Prender Monstro). Se isso não incomum, ainda temos a cor de pele diferente, cabelo, nariz protuberante, musculatura grande e assim por diante.
Outras características interessantes envolvem mais as questões de atitude, fala, gestos e também maneirismos diferentes que tornam o personagem mais fácil de ser lembrado. Esses pequenos hábitos, gestos ou detalhes tornam os personagens mais vivos, mais orgânicos. Isso porque somos assim, temos cada pessoa uma hábito diferente, e dar um desses pequenos hábitos a um personagem é dar vida a ele.
Isso também ajuda o mestre a dar idéias, por exemplo um personagem com ódio específico a uma raça, guilda ou mesmo grupo militar pode ser um ponto de partida para uma cena interessante de conflito ou mesmo de simpatia quando encontrar outro personagem que também tenha o mesmo ódio.
Tudo isso cria elementos interessantes para o jogo.
Muitas vezes as características são físicas, como uma marca de batalha, uma cicatriz, uma vestimenta incomum, ou mesmo um tipo de arma incomum (um NPC vilão que estou usando utiliza um chicote todo feito de luz, ele não tem nada de especial, mas é a parte descritiva de toda a vez que o personagem usa a magia Prender Monstro). Se isso não incomum, ainda temos a cor de pele diferente, cabelo, nariz protuberante, musculatura grande e assim por diante.
Outras características interessantes envolvem mais as questões de atitude, fala, gestos e também maneirismos diferentes que tornam o personagem mais fácil de ser lembrado. Esses pequenos hábitos, gestos ou detalhes tornam os personagens mais vivos, mais orgânicos. Isso porque somos assim, temos cada pessoa uma hábito diferente, e dar um desses pequenos hábitos a um personagem é dar vida a ele.
Isso também ajuda o mestre a dar idéias, por exemplo um personagem com ódio específico a uma raça, guilda ou mesmo grupo militar pode ser um ponto de partida para uma cena interessante de conflito ou mesmo de simpatia quando encontrar outro personagem que também tenha o mesmo ódio.
Tudo isso cria elementos interessantes para o jogo.
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